logo - viver plenamente

"Como Aplicar o Thought Field Therapy (TFT) PASSO-A-PASSO Para Curar a Ansiedade!"

Nesse 2° Artigo da série vou te ensinar como aplicar passo-a-passo o TFT para curar a ansiedade e que você pode utilizar para outros problemas emocionais também.

O que vou te mostrar aqui é apenas uma pequena parte do que é o TFT, mas tenho certeza que o PASSO-A-PASSO que vou te ensinar já vai te ajudar bastante a controlar a ansiedade.

Passo-a-passo do TFT para tratar ansiedade!


Quando você fizer este tratamento, lembre-se de dar batidinhas firmes com a ponta dos dedos (4 ou 5 vezes seguidas no mesmo ponto) o suficiente para colocar energia dentro do seu corpo, mas sem machucar ou ferir a si mesmo.

 

 

Consulte as imagens anteriores para saber os locais exatos dos pontos de tratamento. Essa simples sequência de tapping dada aqui é o que a maioria das pessoas necessitam para tratarem a ansiedade. Entretanto, se o seu problema combina a ansiedade com medo, tristeza, culpa ou qualquer outro sentimento ruim, ele não será resolvido com esse tratamento, e você precisará de um tratamento mais profundo de TFT.

  •  1° Passo: Pensar na causa e medir o grau de sofrimento!

Tente identificar a causa ou o evento traumático que está gerando essa ansiedade em você, tente descobrir o que leva você a a se sentir ansioso. Por exemplo, as pessoas que sentem ansiedade quando tem que sair de casa, sentem isso porque pensam subconscientemente que ao sair de casa as outras pessoas vão ficar olhando para ela e rindo dela, então para não se sentirem humilhadas evitam sair de casa. 

Encontre o que deixa você ansioso, seja sair de casa, seja dirigir, seja ir trabalhar, seja algum trauma ou até mesmo uma pessoa que ao pensar nisso você sente os sintomas da ansiedade.

Quando estiver pensando na causa e começar a sentir, meça o grau de sofrimento que estiver sentindo, neste exato momento, enquanto estiver pensando sobre isso, numa escala de 1 a 10, no qual “1” significa que você está livre de qualquer traço de sofrimento, e “10” seria o maior sofrimento que você poderia sentir. Lembre-se que não é necessário que você tente se aborrecer mais do que você já estiver, visto que esse tratamento não requer que você reviva o seu sofrimento de modo doloroso. Continue a pensar sobre o evento enquanto realiza os próximos passos abaixo.

  • 2° Passo: 

Usando dois dedos, faça cinco tappings (batidinhas) no início da sobrancelha, acima da base do nariz. (veja na imagem acima)

  • 3° Passo:

Bata cinco vezes abaixo do olho, cerca de 2,5 cm abaixo da parte inferior do globo ocular, na parte inferior central do osso zigomático (maça do rosto), no alto da bochecha. (veja na imagem acima)

  • 4° Passo:

Bata no ponto abaixo da axila, cinco vezes. Este ponto é cerca de dez centímetros diretamente abaixo da axila, no mesmo nível dos mamilos do homem ou na alça do sutiã, no caso das mulheres. (veja na imagem acima)

  • 5° Passo:

Encontre o próximo ponto, chamado ponto da clavícula. Pegue dois dedos de qualquer uma das mãos e escorregue eles do centro da garganta para o centro de encaixe entre as clavículas, mais ou menos onde um homem amarraria sua gravata. Deste ponto, mova 2,5 cm para baixo e então vá para a direita 2,5cm. Bata neste ponto cinco vezes. (veja na imagem acima)

  • 6° Passo:

Agora faça os nove tratamentos “gama”. Para localizar o ponto gama (veja na imagem acima), feche uma das mãos e olhe para as costas da mão. Isso faz salientar os nós dos dedos. Coloque o dedo indicador da sua outra mão, na depressão formada entre o seu dedinho e o seu dedo anular. Desça o seu dedo indicador cerca de 2 cm, na direção do seu pulso. Este é o “ponto gama”. Bata neste ponto continuamente enquanto você passa pelos nove procedimentos abaixo:

  1. Mantenha os seus olhos abertos
  2. Feche os seus olhos 
  3. Abra os seus olhos e olhe para baixo e para esquerda
  4. Olhe para baixo e para a direita
  5. Gire seus olhos em um círculo, em uma direção
  6. Gire seus olhos em um círculo, na direção oposta
  7. Cantarole uma melodia em qualquer tom (mais de uma nota)
  8. Conte, em voz alta, de um até cinco
  9. Cantarole uma melodia de novo

Este procedimento pode parecer estranho, porém as várias posições do olho servem para influenciar as áreas do cérebro relacionadas com o problema em questão. Somando a isso, cantarolando e contando alternadamente, estimulam-se os lados direito e esquerdo do cérebro

Lembre-se de continuamente fazer o tapping no ponto gama enquanto fizer os nove passos do gama 9. Se você tem alguma limitação que impede que você realize algum desses movimentos com os olhos (como, por exemplo, cegueira), isso não é um problema, você pode apenas imaginar que está fazendo os movimentos dos olhos enquanto faz as batidinhas no ponto gama. Se você está em um ambiente público onde é inconveniente cantarolar e contar em voz alta, você pode imaginar o cantarolar e contar e isso funcionará tão bem quanto a sequência original.

  • 7° Passo:

Agora repita os passos 2 ao 5: Faça o tapping no ponto do início da sobrancelha (passo 2); abaixo do olho (passo 3); abaixo da axila (passo 4) e no ponto da clavícula (passo 5).

  • 8° Passo:

Meça o grau de sofrimento, de novo, numa escala de 1 a 10. Lembre-se de que quando você quantifica o seu sofrimento, você deve medi-lo em relação a como você está se sentindo naquele exato momento, não como você pensa que vai se sentir no futuro. Neste ponto, você notará alguma dessas três coisas:

  1. Seu sofrimento estará em “1” (completamente eliminado) ou em “2” (apenas um pequeno vestígio dele sobrando). Neste caso, termine o tratamento fazendo a técnica do rolar dos olhos do chão ao teto. Para fazer isso, bata no ponto gama (o mesmo ponto descrito no passo 6) e, com a sua cabeça parada, aponte os olhos para baixo, no chão. Devagar e progressivamente (levando por volta de 6 a 7 segundos), mova os olhos do chão em direção ao teto. Este tratamento vai, normalmente, trazê-lo de “2” para “1”- ou estabilizar o seu “1”, deixando-o completamente livre do seu sofrimento.
  2. Se o SUD tiver caído dois pontos, mas ainda não alcançou “2” ou menos, repita o tratamento (passos 1-9).
  3. Se houve uma mudança de apenas um ponto (se você mediu o seu sofrimento como “7” ou mais) ou se você não vivenciou nenhuma mudança, faça o tratamento para corrigir a reversão psicológica (mais sobre isso adiante no livro). Faça o tapping na borda externa lateral da sua mão, mais ou menos no meio do caminho entre o pulso e a base do seu dedinho. Este é o mesmo ponto que seria o ponto de impacto se você fosse aplicar o “golpe do karatê”. Depois de bater na lateral da sua mão, repita os passos 1-7 acima. 
  • 9° Passo:

Caso o seu grau de sofrimento continue a cair dois pontos de uma taxa de “7” ou maior; ou um ponto de uma taxa abaixo de “7”, continue a repetir o tratamento até zerar. Se, de qualquer ponto, o número que você tiver não abaixar (Na primeira rodada você baixou de “7” para “4”, mas, quando você repetiu o tratamento, você continuou com “4”), bata no “ponto do karatê” (veja na imagem acima), descrito no passo 8, para corrigir uma mini reversão psicológica e então repita o tratamento (passos 1-9).

  •  Passo 10: Corrigindo a Reversão Psicológica:
  1. Para corrigir a Reversão Psicológica você deve dar algumas batidas no Ponto do Karatê (embaixo da mão) enquanto pensa no problema. 

Alguma vez você já notou quando você está especialmente hostil, negativo e desagradável e você não sabe por quê? Nos esportes, você já experimentou uma crise, quando o seu corpo e mente, não importa o quanto você tente, simplesmente parecem não funcionar direito? Você já sofreu um estado de negativismo, derrotismo, hostilidade, desespero, desamparo, sendo super crítico, tendendo a ver nada além do lado negro das coisas, ou uma obsessão com os aspectos negativos da vida?

Embora você possa estar ciente desses sentimentos, você talvez se senti incapaz de parar esse comportamento. Pode até parecer que a sua força de vontade esteja suspensa. Por que não importa o quanto você saiba que o que você está fazendo é estúpido e auto destrutivo, você parece estar, temporariamente, impossibilitado de fazer qualquer coisa sobre isso.

Este comportamento misterioso é chamado de Reversão Psicológica!

E, as vezes, embora a natureza possa preferir simplesmente curar ou eliminar a doença ou distúrbio que você também está sofrendo, a reversão psicológica surge para atrapalhar. Uma condição que melhoraria normalmente, simplesmente não melhora. Infelizmente, a presença da reversão psicológica não apenas bloqueia a cura natural.

Ela bloqueia, ao contrario, o tratamento de ser efetivo – quer o tratamento seja o TFT, cirurgia, terapia física, medicação ou outras medidas. De fato, fica realmente impossível você melhorar. Não apenas isso, mas reversão psicológica pode ser especializada (afetando apenas algumas áreas da sua vida) ou isso pode ser massivo (afetando a maioria das áreas da sua vida de uma forma negativa).

A correção para Reversão Psicológica, por outro lado, inicia e desencadeia a cura natural e o processo de recuperação, e permite que todos os tipos de tratamento possam funcionar.

E agora, se sente melhor??

Como você pode ver na sequência acima, o procedimento de tapping do TFT é relativamente fácil. Não envolve agulhas invasivas ou outros instrumentos, não necessita de visitas ao consultório ou testes embaraçosos – e é rápido de ser auto aplicado (ou de aplicar em outra pessoa incapaz de fazer em si mesma). Assim como você irá descobrir, as sequências padrão de tapping que foram desenvolvidas e aprimoradas ao longo dos últimos 30 anos, funcionaram bem para a maioria das pessoas. 

Espero que esse artigo tenha te ajuda-do a entender como aplicar o TFT para a ansiedade. Você pode salvar essa página no seu navegador e quando estiver sentindo os sintomas de ansiedade você aplica esse passo-a-passo e com certeza se sentirá muito melhor.

Provavelmente você ainda pode duvidar da eficácia da técnica TFT porque se trata de algo muito simples, mas se eu não tivesse visto os resultados com meus próprios olhos eu também duvidaria.

Por isso no próximo artigo vou mostrar os depoimentos de várias pessoas que já conseguiram se curar de muitas doenças emocionais e físicas através do TFT. 

Até o próximo artigo... :-)

Viver Plenamente - 2015